em Congresso, Drenagem Urbana, Meio Ambiente

Entre o fim de setembro e o início de outubro, na cidade de Palermo (Itália), ocorrem dois importantes congressos internacionais na área de drenagem urbana e desenvolvimento sustentável. Parte da equipe da AquaFluxus estará em ambos, apresentando trabalhos técnicos desenvolvidos no grupo de pesquisa que participa no Laboratório de Hidráulica Computacional da COPPE/UFRJ, liderado pelo professor Marcelo Miguez, da POLI/UFRJ.

11th International Conference on Urban Drainage Modelling

Esse primeiro evento a acontecer, a Conferência Internacional de Modelagem de Drenagem Urbana, lida com os principais e mais avançados tópicos relacionados à modelagem de sistemas de drenagem urbana, abordando a qualidade e quantidade de água, modelagem, previsão de inundação urbana e análise de risco, interações socioeconômicas e ferramentas de modelagem, etc., com foco nas interrelações entre o ciclo da água, o meio ambiente e a sociedade.

  • Como principais tópicos de discussão, a UDM apresenta:
  • Drenagem e mitigação de impactos
  • Processos hidrológicos e hidráulicos urbanos
  • Chuvas em áreas urbanas
  • Ferramentas, tecnicas e análises para modelagem da drenagem urbana, incluindo controle em tempo real
  • Interações da modelagem e sistemas integrados
  • Processos de transporte e esgotamento, incluindo micropoluentes e agentes patogénicos
  • Qualidade das águas receptoras
  • Fronteiras na drenagem urbana
  • Gestão da água, sociedade e mudança climática

 

13th Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems – SDEWES

O segundo evento, a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável de Sistemas de Energia, Água e Meio Ambiente, segundo publicado em sua página, é dedicado à melhoria e disseminação de conhecimento sobre métodos, políticas e tecnologias para aumentar a sustentabilidade do desenvolvimento pelo desacoplamento entre o crescimento e os recursos naturais, incentivando a economia baseada no conhecimento, com seus pilares econômico, ambiental e social.

Sua lista de tópicos é bem abrangente, abordando desde sistemas de transporte até geração de energias renováveis. Entre os assuntos que serão discutidos, teremos:

  • Comparações e mensurações de sustentabilidade
  • Economia verde e boa governança
  • Sistemas de energia inteligentes
  • Política e gestão ambiental
  • Resiliência sustentável de sistemas
  • Tratamento e reutilização de resíduos e águas residuais
  • Aspectos políticos do desenvolvimento sustentável

Como de costume, a AquaFluxus busca atualização contínua com o que há de mais avançado no campo da engenharia de recursos hídricos, de forma a trazer para sua atuação, as inovações que nascem nos centros acadêmicos de todo o mundo. Com uma natureza típica de empresa inovadora, a AquaFluxus, que nasceu de um laboratório da COPPE/UFRJ e hoje funciona dentro do Parque Tecnológico da UFRJ, após um importante período de amadurecimento na Incubadora de Empresas da COPPE, preserva a tradição de envolvimento com a pesquisa herdada de seus fundadores. Para manter essa atividade viva, os integrantes da empresa são estimulados a publicar trabalhos técnicos em congressos e simpósios acadêmicos, assim como mantêm dois acordos de cooperação técnico-científica com a UFRJ. Um com a COPPE/UFRJ e outro, recém-assinado, com a FAU/UFRJ.

Nos dois eventos, temos apresentações previstas de nossa equipe. Os trabalhos aprovados para as duas conferências envolvem discussões acerca da modelagem matemática de sistemas de drenagem e do mapeamento da resiliência às inundações em bacias urbanas, assim como um projeto de bacia de retenção elaborado com apoio do sistema de modelagem MODCEL.

A viagem está prevista para acontecer entre os dias 22/09 e 06/10. De lá, tentaremos enviar os pontos mais legais dos eventos, mostrando em que nível está o estado da arte para o manejo de águas pluviais. Esperamos voltar para o Brasil reabastecidos e com muita energia para continuar nossa busca por introduzir na prática as inovações do mundo acadêmico.

Deixo aqui uma provinha do que nos espera, além das discussões de alto nível, claro… 😉

Vista do Golfo de Mondello, Palermo. Fonte: Wikimedia Commons

Ciao!

.

.

.

.

.

Foto de capa: https://www.sibec.eu/wp-content/uploads/2018/02/palermo.jpg

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.