em Drenagem Urbana, Inundações, Meio Ambiente, Políticas públicas, Saneamento

Imagem de capa: Peter H por Pixabay


O trabalho “Requalificação urbana no entorno do Rio Trapicheiros, Rio de Janeiro, Brasil“, desenvolvido pela arquiteta e urbanista (UFRJ) Olívia Vasconcelos de Paiva foi publicado na revista Brazilian Applied Science Review. O estudo, orientado pelas professoras Andrea Queiroz Rego (D.Sc. Urbanismo – UFRJ) e Aline Pires Veról (D.Sc. Engenharia Civil – UFRJ), trata sobre as vantagens de articular a requalificação de espaços livres urbanos às soluções de drenagem urbana.

Para isso, foi proposto um projeto de readequação de um trecho do rio Trapicheiros, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Esse projeto teve por objetivo “o reconhecimento patrimonial da paisagem do Rio Trapicheiros, principalmente pelos moradores, além de estimular o caminhar, a fruição do lugar e a minimização das cheias (de forma complementar)“. Como parte da avaliação dos impactos positivos da intervenção proposta para a mitigação de inundações locais, fui convidado, junto com o professor Marcelo Gomes Miguez (D.Sc. Engenharia Civil – UFRJ), para simular as intervenções em um modelo matemático de cheias. Essa avaliação foi feita no MODCEL, em uma base de modelagem construída para simular o sistema de drenagem de toda a bacia do Canal do Mangue, onde está a bacia do rio Trapicheiros.

A autora conduziu o estudo a partir do seguinte processo metodológico:

(1) a definição da problemática e delimitação do objeto de intervenção;

(2) análise do lugar através de pesquisa histórica, reconhecendo sua formação e transformações da paisagem;

(3) levantamento da legislação, morfologia, uso do solo e sistema viário;

(4) levantamento do estado do rio, com a caracterização de sua calha e trechos de galerias;

(5) levantamento das apropriações dos espaços livres de uso público e arborização;

(6) levantamento da paisagem noturna e sonora;

(7) proposta de ‘’master plan’’ – programa e zoneamento;

(8) proposta de projeto geométrico;

(9) estudo preliminar e

(10) avaliação do impacto da proposta no funcionamento do Rio e no padrão das inundações locais.

O projeto é apresentado em 5 paisagens, distribuídas ao longo do trecho do rio Trapicheiros que receberia as intervenções. A proposta apresenta modificações na calha do rio, abrindo galerias onde é possível, com o objetivo de “devolver” o rio à cidade, melhorando também as suas condições hidráulicas.

Plano geral de intervenções no trecho do rio Trapicheiros (Projeto de Olívia Vasconcelos de Paiva)

Como resultado das modificações no rio, o trabalho cita que “apesar de não solucionar os problemas existentes de inundação na região, o efeito local das intervenções propostas de abertura e desvio de traçado neste trecho do Rio Trapicheiros são significativos para mitigação dos alagamentos, reduzindo a alturas de inundação que afetariam apenas as pistas de rolagem (até 15cm) e, em alguns casos, praticamente eliminando os alagamentos“.

A redução de pontos de inundação, a partir da melhoria hidráulica do trecho, tem como efeito o aumento das vazões de pico que escoam dentro da calha, como pode ser visto nos gráficos de vazão a seguir. Esse efeito, que resulta na melhoria local dos alagamentos ocasionados por extravasamento do rio, deve ser cuidadosamente avaliado no contexto do sistema como um todo, para que o aumento na vazões não resulte na transferência dos problemas para jusante.

Hidrogramas de cheia resultantes da chuva de projeto com 10 anos de tempo de recorrência, antes e depois
das intervenções propostas neste trabalho, no (a) início e no (b) final do trecho em análise

Por fim, o trabalho apresenta como considerações finais do estudo:

O presente estudo teve como finalidade apresentar os impactos de uma proposta de requalificação integrada, urbana – fluvial – paisagística em um trecho do Rio Trapicheiros que sofre com problemas de inundações em consequência das ações antrópicas com o passar dos anos. Essa proposta se baseou na ineficácia dos métodos tradicionais de drenagem de forma a utilizar medidas mais sustentáveis e buscando através desse projeto um retorno (ainda que parcial) às propriedades de drenagem natural do Rio em virtude da melhora do ambiente urbano. Enfatiza-se que essa proposta busca um reconhecimento cultural da paisagem do Rio para o Bairro e desta forma procura
promover a educação ambiental, além da valorização da paisagem fluvial não só como parte da natureza mas como patrimônio.

Para ler o artigo completo, basta acessar aqui: Requalificação urbana no entorno do Rio Trapicheiros, Rio de Janeiro, Brasil

O trabalho mostra como é vantajoso a combinação de soluções urbanas e de drenagem, que possibilita o uso do espaço urbano para objetivos múltiplos, como a recuperação de áreas degradadas, a oferta de ambientes de lazer para a população e o controle de inundações. Tal possibilidade só se concretiza com projetos multidisciplinares e a participação da sociedade na construção das soluções.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.