em Não categorizado

Nada dá mais orgulho que poder contar com um atleta, funcionário ou produto que seja “Prata da Casa”.  Nos projetos e estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Hidráulica Computacional da COPPE/UFRJ  para  modelagem hidrodinâmica de corpos hídricos, em 99% dos casos é  utilizado o MODCEL, Modelo de Células de Escoamento para cálculo de cheias em planícies de inundação, desenvolvido pelo professor Marcelo Miguez (Escola Politécnica/UFRJ e COPPE/UFRJ).

O Modelo de Células – MODCEL, é um modelo Quasi-2D (para saber mais click aqui) já testado em inúmeros projetos e pesquisas da UFRJ e da COPPE/UFRJ. Para usá-lo em projetos é preciso  assinar um contrato de cooperação técnica com essas instituições.

A ideia por trás do MODCEL tem origem na década de 60, quando o primeiro modelo matemático bidimensional relevante que usa o conceito de dividir o espaço em células, foi construído para o delta do rio Mekong pela Societé Grenobloise d’Etudes et Applications Hydrauliques (SOGREAH), a pedido da UNESCO, para estudar as fortes cheias que assolam a região onde habitam cerca de dez milhões de cambojanos e vietnamitas.

Área de inundação do Rio Mekong e sua representação em Células.

Mas, foi só no final do século, na década de 90, que esse conceito de modelação por células encontrou par no Brasil, na Tese de Mestrado defendida por Miguez (Miguez, 1994), com aplicação ao Pantanal MatoGrossense, também uma grande planície rural alagável, como a do rio Mekong.

O MODCEL é um modelo robusto e largamente já testado em áreas urbanas e rurais. Se você quer saber mais sobre a estrutura do modelo, pode procurar aqui.

Abraços e Feliz 2013!

________

Fonte da imagem de capa: https://pbs.twimg.com/

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.