em Deslizamentos, Inundações, Recursos Hídricos

O Sistema Alerta Rio é um serviço da Prefeitura que divulga informações em tempo real sobre clima, chuvas, ventos e até possibilidade de deslizamentos na cidade do Rio de Janeiro. A Fundação GEO-RIO (Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro), subordinada à Secretaria Municipal de Obras, é a idealizadora desse sistema.

O Alerta Rio foi criado em 25 de setembro de 1996 com o objetivo de emitir boletins de alerta à população sempre que houver previsão de chuvas intensas que possam gerar inundações de vias públicas e/ou deslizamentos.

land-slip-343523_1920

Imagem de um deslizamento de terra. Foto de sarangib em Pixabay.

Para emitir os alertas e boletins, o Sistema conta com uma rede de 33 estações telemétricas espalhadas por todas as regiões do município do Rio de Janeiro, que enviam dados em tempo real, a cada 15 minutos, para a central do Alerta Rio. A equipe realiza o monitoramento das condições meteorológicas 24h por dia, 7 dias por semana.

meteorológica

Estação meteorológica. Foto de geralt em Pixabay.

As estações são divididas da seguinte maneira:

  • 26 estações pluviométricas – dados de chuva
  • 5 estações meteorológicas – dados de chuva, temperatura e umidade do ar
  • 2 estações meteorológicas completas – dados de chuva, vento, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica.

Relação das estações do sistema Alerta Rio

tabela_estações2

Quando é detectada a possibilidade de chuvas intensas para a cidade do Rio de Janeiro, o Sistema emite avisos para os órgãos competentes para que sejam tomadas as devidas providências. A população pode obter informações meteorológicas a qualquer momento através dos canais do Alerta Rio e do aplicativo para celular e tablet.

Website do Alerta Rio

Alerta Rio no Twitter

Alerta Rio no Facebook

Aplicativo: Android e IOS.

Como Matheus apresentou no post 5 páginas para obter informações hidrológicas, você também pode baixar dados de chuva das estações do Alerta Rio.

Um sistema de alerta é muito importante, principalmente para os municípios com riscos de inundação e de deslizamento de encostas. Quando bem estruturado, como Osvaldo expôs no post Sempre Alerta, em que há, além da previsão, o planejamento das ações e medidas a serem tomadas antes, durante e após a ocorrência de um evento de chuva intensa, pode salvar vidas e tornar a cidade mais resiliente.

 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.