em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

A Pegada Hídrica é um conceito introduzido pelo professor Arjen Hoekstra, em 2002. Preocupado com o aumento da população mundial e, consequentemente, com o aumento da exploração do meio ambiente, Hoekstra criou este conceito visando auxiliar a Gestão de Recursos Hídricos através da conscientização e redução do consumo da água, principalmente nas regiões onde a escassez da água possa ser um problema.

A Pegada Hídrica é uma ferramenta responsável pela quantificação do volume de água doce usado para produzir os bens e serviços consumidos por um indivíduo, uma empresa ou um país. Este uso de água é contabilizado em termos dos volumes de água consumidos, evaporados e/ou contaminados por unidade de tempo e pode ser expresso pela soma das parcelas de consumo direto e indireto da água.

O consumo direto é aquele tradicionalmente relacionado ao uso da água como, por exemplo, a quantidade de água que um indivíduo gasta por dia para tomar banho e/ou o consumo mensal de água para resfriar as caldeiras de uma indústria química.

O consumo indireto corresponde a um conceito um tanto complexo e difícil de contabilizar, o da Água Virtual. Definido no post A água de Jack Griffin , o conceito de água virtual corresponde ao volume de água usado para produzir um produto ou serviço, considerando todas as etapas da cadeia produtiva e as características locais e do processo de fabricação. Por exemplo, a quantidade de água “presente” em uma xícara de café é de 140 litros, no qual está somado ao volume do líquido a quantidade de água gasta (50 ml – ou 200ml, no caso dos mais viciados) no processo de fabricação do grão de café (irrigação da lavoura, limpeza dos grãos, entre outros).

A Pegada Hídrica pode ser verde, quando a água precipitada evapora ou é incorporada em um produto durante a sua produção; azul, quando a água superficial ou subterrânea evapora, é incorporada ou é devolvida em outra bacia hidrográfica; e cinza, quando é utilizada para diluir a poluição gerada durante o processo de produção.

Segundo o professor Arjen Hoekstra, se toda a sociedade utilizar o conceito de Pegada Hídrica, pode contribuir para a Gestão de Recursos Hídricos: o governo contribuiria através da elaboração de leis que buscassem o uso eficiente da água; a indústria, através da compreensão da importância e utilização eficiente dos recursos hídricos, devolvendo-os limpos à natureza; e os consumidores, através da preocupação com a origem e o processo de produção dos insumos.

 

Através de cálculos que representam hábitos, padrões de consumo e de oferta de produtos, pode-se estimar a Pegada Hídrica de um indivíduo.  No site www.waterfootprint.org há um questionário (em inglês), onde é possível determinar a nossa própria Pegada através de uma breve descrição dos hábitos alimentares, domésticos e de consumo. O questionário considera o país de origem do indivíduo para adicionar ao cálculo o processo de produção local.  O resultado aparece em m³/ano e separa o consumo por categorias (alimentício, doméstico e industrial), possibilitando visualizar onde estão os maiores gastos.

Você sabia que um vegetariano tem uma Pegada Hídrica 30% menor do que uma pessoa não vegetariana? E que o brasileiro tem, em média, 5% da sua Pegada Hídrica gasta em casa, com o consumo de água na cozinha e no banheiro, e 95% com o consumo de insumos, principalmente produtos agrícolas?

 

Postagens Recomendadas
Mostrando 6 comentários
  • Fael
    Responder

    Vou virar vegetariano kkkk
    gasta menos.

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Com certeza é a melhor maneira de não gastar água. Infelizmente, eu acho que não consigo. Já reduzi a quantidade de carne mas não dá para ser tão radical.
      Abraços Fael!!!

  • Davyd
    Responder

    Esses meus amigos cariocas são demais. Show de bola o post.

    Abraço e até breve.

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Obrigada Davyd!!! Muito bom saber que você mesmo de longe nos acompanha e apoia.
      Torcemos muito por você também. Sucesso!!!

      Beijos

  • Aline Veról
    Responder

    Mandou bem, Luiza! Super atual e encaixado no post do Jack Griffin. Parabéns!

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Obrigada por tudo Aline!!!
      Você já fez a sua Pegada Hídrica??

      beijos

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.