em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

Em um post anterior (Cobrança Individual – Economizando Água e Dinheiro), discutimos a necessidade de se ter a cobrança da água realizada de forma individualizada nas edificações. Vamos entender, agora, como isso é possível.

Em 17 de março de 2011, foi decretada na cidade do Rio de Janeiro, a obrigatoriedade da cobrança individualizada de água nos edifícios a serem construídos a partir daquela data, com a sanção da Lei Complementar 112/2011.

A princípio, tudo parece muito simples: basta colocar um hidrômetro para cada apartamento e pronto! O problema está resolvido!

No entanto, até que esse hidrômetro seja colocado, é preciso discutir uma série de coisas no projeto da edificação. Onde ficarão os hidrômetros, de modo que estejam disponíveis, com fácil acesso, para leitura? No barrilete, nos pavimentos ou no térreo? No térreo parece a melhor opção, claro, mas e o custo de levar a tubulação do reservatório superior ao térreo e, depois, do térreo a cada pavimento? E as colunas que antes calculávamos? Como fazemos agora, que cada apartamento deve ter uma coluna individual? Se meu prédio tem 150  apartamentos, sairão 150 colunas do barrilete???

Muitos profissionais ainda têm dúvidas de como adaptar os novos projetos à Lei que define a medição individualizada de água. E não é para menos – são realmente muitas as mudanças a serem feitas.

Vejamos, a seguir, algumas dessas mudanças e suas implicações.

Com a cobrança individual, agora, além do hidrômetro coletivo (que continua existindo, para contabilizar a água gasta nas áreas comuns dos prédios – pavimentos de uso comum, térreo, jardins, etc.), cada apartamento terá o seu próprio hidrômetro. O hidrômetro individualizado traz uma série de benefícios, tais como:

  • redução do consumo de água;
  • redução do consumo de energia elétrica;
  • diminuição no valor do condomínio;
  • satisfação do usuário ao fim do mês;
  • redução do volume efluente de esgotos;
  • rápida identificação de vazamentos praticamente imperceptíveis;
  • responsabilidade social com o uso racional da água.

 

Os hidrômetros individualizados podem ser localizados no barrilete, nos pavimentos ou no térreo. Segundo estudo realizado por Pereira & Ilha (2009), a localização dos medidores, nesses três locais, quanto ao acesso e leitura, é favorável, desde que seja garantido acesso aos mesmos. No entanto, a localização no térreo tem vantagem em relação ao acesso mais facilitado. Já nos quesitos perda de carga e incremento de materiais, a configuração com medidores agrupados no térreo acaba sendo a mais desfavorável, por conta do maior trajeto das tubulações. A Figura abaixo, retirada do estudo de Pereira & Ilha (2009), apresenta um esquema de como era a medição e a distribuição realizada anteriormente, com o medidor coletivo (MC), e as três possibilidades de localização dos medidores individuais (Medidores no Barrilete: MI-B; Medidores no Térreo: MI-T; Medidores no Hall: MI-H).

Possibilidades de localização dos medidores individuais (Pereira & Ilha, 2009)

Outra mudança importante, além da colocação de hidrômetros individuais, é o caminho que a água passa a percorrer. Antes, tínhamos, de forma simplificada (retirado de Salgado, 2008):

DISTRIBUIDOR PÚBLICO ⇒ REGISTRO DE DERIVAÇÃO ⇒ REGISTRO DE PASSEIO ⇒ HIDRÔMETRO COLETIVO ⇒ TORNEIRA DE BÓIA ⇒ CAIXA PIEZOMÉTRICA ⇒ CISTERNA ⇒ VÁLVULA DE PÉ COM CRIVO ⇒ TUBULAÇÃO DE SUCÇÃO ⇒ BOMBAS D’ÁGUA ⇒ TUBULAÇÃO DE RECALQUE ⇒ RESERVATÓRIOS SUPERIORES ⇒ BARRILETE ⇒ COLUNAS ⇒ RAMAIS ⇒ SUBRAMAIS ⇒ USUÁRIO

Com a instalação da medição individualizada, passamos a ter:

DISTRIBUIDOR PÚBLICO ⇒ REGISTRO DE DERIVAÇÃO ⇒ REGISTRO DE PASSEIO ⇒ HIDRÔMETRO COLETIVO ⇒ TORNEIRA DE BÓIA ⇒ CAIXA PIEZOMÉTRICA ⇒ CISTERNA ⇒ VÁLVULA DE PÉ COM CRIVO ⇒ TUBULAÇÃO DE SUCÇÃO ⇒ BOMBAS D’ÁGUA ⇒ TUBULAÇÃO DE RECALQUE ⇒ RESERVATÓRIOS SUPERIORES ⇒ BARRILETE GERAL ⇒ COLUNAS ⇒ BARRILETES NOS PAVIMENTOS⇒ HIDRÔMETRO INDIVIDUAL ⇒ RAMAIS ⇒ SUBRAMAIS ⇒ USUÁRIO

Assim, a “velha” coluna que conhecíamos, que levava a água aos ramais e sub-ramais, passa a não mais existir. A água, agora, sai do barrilete por colunas até os pavimentos, de onde sai individualizada para cada apartamento. Após o hidrômetro, cada apartamento terá o seu ramal. Com isso, se o seu prédio tem 150 apartamentos, a melhor solução é que os hidrômetros individuais sejam colocados nos respectivos pavimentos. Desse modo, não é necessário que saiam 150 colunas do barrilete, mas o equivalente ao número de andares do prédio.

Como se não bastassem tantas novidades, agora que sabemos que cada apartamento tem o seu ramal, como é feito o cálculo da vazão de projeto? Antes, considerávamos os métodos do “consumo máximo possível” e do “consumo máximo provável”. A partir de agora, o dimensionamento do hidrômetro depende da estimativa das vazões de projeto que irão ocorrer no ramal de alimentação das unidades autônomas, em que são abastecidos de forma direta os pontos de utilização da água. Cabe ressaltar aqui que a principal diferença para o antigo método é que os ambientes com diferentes períodos de utilização (banheiros, áreas e cozinhas) são abastecidos pela mesma tubulação. Anteriormente, o cálculo levava em conta ambientes com padrões de uso similares.

Existem alguns métodos para determinação de vazões de projetos em sistemas prediais hidráulicos. Os mais usuais são os empíricos e os probabilísticos. Para quem quer entender melhor sobre isso, recomendo fortemente a leitura do artigo Sistemas de medição individualizada de água: Como determinar as vazões de projeto para a especificação dos hidrômetros, publicado por Ilha, Oliveira e Gonçalves (2010).

Com base nessas informações, percebemos que as modificações necessárias para a introdução da medição individualizada nas edificações são muitas, quando comparadas ao projeto tradicional, com medição coletiva. É por esse motivo que adaptar as edificações existentes para realizarem este tipo de medição é uma tarefa extremamente complicada. O melhor, por enquanto, é investir nas novas edificações.

A AquaFluxus incentiva a individualização do consumo de água em condomínios. Para condomínios e empresas que desejam reduzir seus gastos com água, a AquaFluxus oferece o Projeto de Eficiência Hídrica e Aproveitamento de Água da Chuva.

Postagens Recentes
Mostrando 81 comentários
  • Rubens
    Responder

    Boa tarde me chamo Rubens eu queria saber o seguinte moro em uma casa só eu e minha esposa é no mesmo terreno tem outra casa com 5 pessoas o relógio da água é o mesmo como eu faço pra dividir a conta.

  • luis santos silva
    Responder

    Oi Boa noite meu nome e Luís e tenho um apartamento.o meu hidrômetro está com a numeração trocada com o do meu vizinho sendo o que vem na fatura da deso a numeração ,e de outro apart. E não e a mesmo que sem encrontra na estação do hidromento o que eu fazer?? ?

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá Luís! Você deve procurar o seu síndico ou a empresa que administra o seu condomínio e avisar sobre esse problema. Boa sorte!

  • Débora Pessôa
    Responder

    Olá boa noite !!! Houve um vazamento em meu edifício porém a água não é individualizada !!! Há como descobrir onde se iniciou esse vazamento mesmo sem hidrômetro individualizado !? Há algum técnico que possa descobrir a vazão de cada apartamento mesmo sem a individualização !?

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá, Débora! Sim, existem empresas especializadas em detectar vazamentos. Faça uma busca na internet que você vai encontrar. Boa sorte!

  • Mauro
    Responder

    Meu condomínio é novo e tem hidrometro individualizado. mas quando a Cedae vai fazer a leitura. ela só faz a medição do Hidrometro principal,ou seja, todos pagam o mesmo valor inclusive quem ainda não está morando.isso tá certo?ou tem alguma lei em que eu posso reclamar por isso?

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá Mauro! A CEDAE só faz mesmo a leitura do hidrômetro principal. A leitura dos hidrômetros individuais e rateio da conta de água é de responsabilidade do condomínio. Normalmente o condomínio faz a leitura de cada hidrômetro e divide a conta de água de acordo com o consumido em cada residência. Se o seu condomínio não está agindo assim, você pode procurar o síndico ou a administradora e reclamar, pois não tem sentido o hidrômetro individual se a leitura não é feita. Abraços!

      • Altieri Silva
        Responder

        Meu Apt esta p/ser entregue o adquiri na Planta.Os Hidrômetros são Individuais porem localizados dentro do Apartamento.Isso é Legal ou a Construtora tem esta opção?

        • Ana Caroline Pitzer Jacob
          Responder

          Olá Altieri! Agradecemos sua visita ao nosso site!
          Apesar da individualização de hidrômetros não ser área de atuação da AquaFluxus, vamos tentar ajudar.
          A lei que obriga a individualização de hidrômetros nas novas edificações multifamiliares, comerciais e mistas é a Lei Complementar nº 112 de 17/03/2011 (http://www.normasbrasil.com.br/norma/lei-complementar-112-2011-rio-de-janeiro_177467.html). Essa lei não faz nenhuma menção sobre o local em que o hidrômetro individual pode ou não ser instalado. Diante disso, acreditamos que, apesar de não ser nada prático ter o hidrômetro dentro do seu apartamento, a construtora não está infligindo nenhuma lei. Outra informação, que talvez te deixe mais calmo, é que o responsável pela leitura dos hidrômetros individuais é o próprio condomínio. A concessionária de abastecimento faz apenas a leitura do hidrômetro principal, manda a conta para o condomínio e o síndico ou administrador faz a leitura individual e divide o valor total de acordo com o consumo de cada residência/sala comercial. Assim fica mais fácil e mais tranquilo receber o funcionário do condomínio para fazer a leitura dentro do seu apartamento.
          Esperamos tê-lo ajudado!

  • Gilda Garcia
    Responder

    Boa tarde,
    Moro em um prédio com 96 apts e a água fria foi individualizada, gostaria de saber se quando houver defeito no Hidrometro a responsabilidade de solicitar o reparo é do condominio ou do proprietario do imovel?
    Sei que o Hidrometro é doado para Caesb e a conta vem no mome do proprietário, mas como hidrometro fica do lado de fora do apt.

  • Agnes
    Responder

    Moro em uma vila e todos tem hidrometro juntos,agora cada um vai ter seu dividual e ta no nome de uma pessoa ,e agora temos q ir la para pagar quanto? Quero informações pq a moça aqui disse que so fez pra ela,e os outros que se virem se não vamos ficar sem agua.

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá Agnes! Infelizmente não temos como responder seus questionamentos. Tente procurar com o síndico ou responsável quanto será o serviço e como você deve proceder. Boa sorte!

  • Sergio Vieira
    Responder

    Boa noite. Se um condômino não pagar a sua conta, como é que fica a situação?

  • Patricia Moraes
    Responder

    Boa Tarde – gostaria que voces me tirasse uma dúvida – moro em um prédio familiar – são tres apartamentos – em 1 moramos eu e meu marido somente – nos outros dois moram 4 pessoas em cada – o hidrometro é só 1 para 10 pessoas – acho justo que se faça a divisão por pessoas e eles discordam acham que tem que ser feito por apartamentos – qual o correto ??
    Aguardo resposta e agradeço antecipadamente

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá Patricia! Nesse caso vale a regra do seu prédio. O mais justo seria colocar hidrômetros individuais em cada apartamento, assim cada um paga pelo que consumir. Abraços.

  • Renata m T
    Responder

    Bom dia, moro em um condomínio com mais de 1.000 lotes, com casas individuais, e faz aproximadamente dois anos que fizemos a individualização dos hidrômetros. Esse ano está ocorrendo falta de água em parte do condomínio.
    A companhia de água (prolagos) informa que está enviando água, mas que o problema é nas bombas que estão na parte interna do condomínio. A síndica informa que a responsabilidade da chegada da água até o hidrometro é da prolagos.

    De quem é a responsabilidade?

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Prezada Renata,

      a responsabilidade é de quem faz a distribuição para as casas. Você precisa saber quem é responsável pelo sistema de distribuição, se é o condomínio ou a concessionária. Por exemplo, em um prédio na cidade do Rio de Janeiro, a CEDAE é responsável por levar a água até o hidrômetro dela na entrada do condomínio. O condomínio tem hidrômetros individuais. Ele fica responsável pela distribuição, leitura dos hidrômetros individuais e pelo rateio da conta da CEDAE. Já no caso de um condomínio de casas, pode ser que a CEDAE leve água para cada uma das casas e também faça a leitura. Ou pode ser que não, que o condomínio tenha a responsabilidade pela distribuição interna.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

  • Manuela Ribeiro
    Responder

    Olá!

    No meu bloco tem hidrômetros individualizados e a conta vem meu consumo individual mais consumo rateado, sendo que no bloco não existe pontos de uso comuns ou seja a limpeza do bloco é feita com água dos apartamentos dos moradores. Então gostaria de entender esse consumo rateado que vem na conta da EMBASA?

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá Manuela! Infelizmente não temos como tirar essa dúvida, mas vamos tentar ajudá-la. Você precisa ver com o síndico se realmente não existe nenhum ponto de uso comum do condomínio. Se realmente não existir, pode ser que haja algum vazamento no trecho de tubulação entre os hidrômetros individuais até o hidrômetro da concessionária. Um abraço!

  • Igor
    Responder

    A leitura do hidrometro individualizado aqui no condomínio não é feito pela concessionária, e sim pelo encarregado. A leitura é então enviada para uma empresa administradora que emite as cotas de condomínio e cobra pela água. Porém meu condomínio não envia a leitura, e somente o consumo. Isso é legal?

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Igor, realmente a concessionária não faz a leitura nesse caso. Você pode solicitar que o condomínio também te passe a leitura, mas não entendo das questões legais.

  • Washington Luiz
    Responder

    Boa tarde,moro num condomínio co 377 apts, sendo divididos em 6 blocos temos hidrometro individualizado, porem tem vario apts que não consomem nada por estarem fechados. a conta da cedae tem uma cobrança minima no caso do termos instalado na entrada um hidrometro geral que mede tanto ao apts e a área comum. É justo cobrar uma taxa minima de quem não consome nada ? É Justo pagarmos para cedae a taxa minima? Como resolver esse impasse? pois argumentamos que mesmo não consumindo tem uma taxa extra e quem nao consome não quer pagar.

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Prezado Washington,

      a taxa mínima é paga para a maioria dos serviços urbanos contratados. Pois, mesmo você não utilizando o serviço precisa ser garantido. Precisa de manutenção e garantia para quando necessário, a luz, água e outros insumos podem ser utilizados.

      Abraços,

  • simone pereira
    Responder

    Bom dia moro em um condomínio e optamos por individualizar a água, porém além de pagarmos a taxa fixa do condomínio a água da área comum vem cobrada no meu talão de água.

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Boa tarde, Simone!

      Normalmente, recebemos os dois valores na conta de água: o do consumo do apartamento e o consumo das áreas comuns do condomínio, de forma rateada.

      Atenciosamente,

  • Edilsa
    Responder

    Boa noite tomo conta de um condomínio do CDHU temos 20 relógio individual e um relógio central ao tirar a leitura dar uma diferença de 20m3 me ajudem pois faço isso gratuito

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Boa tarde, Edilsa.

      Essa diferença pode ser o consumo de água das áreas comuns do condomínio, como rega de jardim, lavagem de piso e…

      Abraços

  • Renato Ramos
    Responder

    Retificando , uso 21 metros cubicos pago 160 reais por essa conta , com multa ou um valor a mais por consumir uma quantia maior que o estipulado , quem deixa o apê vazio paga 80 reais ….. Mas o condominio paga uma conta tipo 20 mil por mês e arrecada 28 mil com esses acrescimos . Isso é correto ????? gerar receita sendo que ele proprio não esta pagando essa multa e cobrar dos moradores que consomem mais ????

  • Renato Ramos
    Responder

    boa noite , moro em niteroi ,o predio ja tem agua individualizada , porem o condominio tem seu hidrometro e que repassa para os demais hidrometros dos apês e paga uma adm para fazer o serviço de leitura que não sei como é feia …. Porem o condominio gera receita liquida com as multas de acrescimo de uso por metro cubico quanto por pagamento minimo …… Isso é correto mesmo….

  • Marco Aurélio
    Responder

    Bom dia,

    Moro em um condomínio horizontal e em todas as casas já possuímos medições individuais, porém existe um hidrometro que mede toda a água que entra no condomínio, ou seja, ele medidor mede tanto a água de uso comum quanto a água que vai para as unidades. então o faturamento dele é feito pela diferença do que ele leu menos o somatório de todas as unidades habitacionais. Até aí tudo bem, porém estamos pagando mais de Mil reais por mês de água no condomínio sem piscina. Imaginamos que o leiturista não faz a leitura correta do consumo das casas e a diferença toda é paga pelo condomínio.

    Acredito que isto não seja legal pois podemos ser faturados duas vezes.

    Isso é correto?

    Não deveria ter um medidor separado também para o uso comum do condomínio?

    Favor me ajudem nesse ponto!

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Boa noite, Marco Aurélio!

      Acredito que a maneira que vocês estão fazendo é a correta. Vocês devem ter um medidor principal na entrada do condomínio, onde a concessionária faz a leitura, e os medidores individuais que auxiliam o rateio da conta única.
      Se a conta do condomínio aumentou bastante no último mês, podem ser vazamentos. Vale a pena analisar as contas antigas. Se não for o caso, é melhor solicitar uma reunião do condomínio para discutir o assunto e possíveis soluções.

      Atenciosamente,
      Luiza Ribeiro

    • williamson geraldi
      Responder

      Olá Março Aúrélio, tudo bem?

      Poderia me passar o nome do seu condomínio e onde se situa, por favor.

      Sou advogado e fiquei curioso com o seu caso.

      Muito Obrigado

      • Bruno
        Responder

        Bom dia Dr, no condomínio onde moro, não há hidrômetro e a água é comprará igualmente a todos na taxa do condomínio, dando um gasto mensal de mais ou menos 15 mil reais na conta do condomínio. Onde muitos apartamentos estão vazios, não foram vendidos ainda e outros habitados, inclusive com mais números de pessoas no apartamento. Eu não acho justo morar sozinho e pagar o mesmo valor na água, fizemos assembleia e a maioria decidiu não colocar o hidrômetro e continuar como está. Posso fazer um pedido de ligação individual? Nem que seja judicialmente? Pois esse é meu direito não é. A taxa de inadimplência no condomínio está alta, e aquele que está inadimplente tem sua água normalmente, mesmo sem pagar a taxa de condomínio.

  • VALERIA OLIVEIRA
    Responder

    Prezados senhores

    Sou moradora de um condomínio onde tem 180 apts estamos com urgência a procura de empresas trabalha com individualização de água para a instalação dos cavaletes/relógio o condomínio teve ter no máximo 10 anos.

    condominio fascinaçao I – Jose bonifacio. – itaquera – sp

    Por gentileza favor entar em contato.
    Grata valeria.

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Bom noite, Valeria!

      A AquaFluxus é uma empresa de Consultoria Ambiental em Recursos Hídricos. Infelizmente, não realizamos o serviço de individualização e sim estudos de eficiência hídrica e aproveitamento de água de chuva. Ambos os serviços prezam pela valorização da água e diminuição do consumo. Se tiver interesse por alguns desses serviços, nos avise que entramos em contato para uma conversa.

  • Rosilei
    Responder

    Bom dia. Moro de aluguel numa casa, subsolo da casa da dona. O valor da água é dividido. Porém, essa divisão quando vai multiplicar pelas pessoas da minha casa, ela coloca mais uma pessoa invisível, aí ao invés de 5 pessoas pra pagar tem 6, que acaba sendo as 5 pessoas que pagam. É correto isso? Ela fala que a 6ª pessoa, é amigo ou parente que venha nos visitar e tal aí consume água.. vê se pode…
    Ainda tem uma bomba no reservatório que ela cobra tb pra todos, sendo que a casa que moro fica no msm nível do reservatório, a casa dela está numa cota superior ao do reservatório. É legal essa cobrança?
    Mais uma dúvida: o IPTU ela tb cobra, pode isso?
    Desde Já agradeço muito.

  • Fernando Duarte
    Responder

    Prezada Aline
    Meu prédio tem 8 anos e não foi prevista instalação de hidrômetros individuais nem a infra necessária.
    São 14 apartamentos em 10 andares sendo 2 coberturas. Moro em uma delas e tentei propor individualização de hidrômetros mas 2 apartamentos recusaram sob argumento de que ninguém pode obrigá-los a fazer obra dentro de suas unidades. Ok fomos voto vencido porque seria necessária unanimidade.
    Pergunto: é possível separar as contas apenas das 2 coberturas dos demais apartamentos? Tenho piscina e não acho justo que vizinhos paguem meu laser. Claro que seria imperativo instalar hidrômetros nas áreas comuns.
    Atenciosamente

    • Luiza Ribeiro
      Responder

      Prezado Fernando,

      Infelizmente, a AquaFluxus não realiza esse tipo de serviço. somos uma empresa de Consultoria Ambiental em Recursos Hídricos e incentivamos o uso racional da água. Sua inciativa é interessante e acredito que possa ser possível a realização da individualização da cobertura. Aconselhamos que procure uma empresa que realize esse tipo de serviço e discuta a sua alternativa no prédio.

      Att,

    • Juracy Alvarez
      Responder

      Olá boa tarde,
      Gostaria de saber se é possível a cobrança de água proporcional a quantidade de moradores em um prédio com hidrometro coletivo (o prédio é pequeno, são apenas 6 apartamentos – 3 andares com 2 apartamentos por andar). Isto ocorre pq em um dos aptos moram 5 pessoas e de 6 meses para cá está recebendo 5 crianças (netos) para passar o dia e os pais só vem pegá-los as 22hs. A nossa conta passou de R$300 para R$500, sendo que em todos os outros aptos residem apenas 2 pessoas.
      Muito obrigado,
      Juracy

      • Luiza Ribeiro
        Responder

        Boa noite, Juracy.

        Normalmente, a conta de água é rateada igualmente por todos os condôminos. Sua proposta de rateio, deve primeiro ser analisada segundo o regimento interno do condomínio e, depois, debatida em reunião do condomínio. Na maioria das vezes, o aumento repentino da conta é devido a vazamentos. Vale a pena observar todos esses detalhes. Outra medida que vocês podem tomar é alertar ao uso consciente da água e a substituição de equipamentos hidráulicos antigos, por outros mais eficientes, como vaso sanitário de caixa acoplada de duplo acionamento.

        Espero ter ajudado.

        Atenciosamente,

  • Joaquim Beserra
    Responder

    Gostaria de saber se existe alguma lei que torna obrigatório o uso de água da CAGECE, empresa responsável pelo abastecimento de água no Ceará, em prédios residenciais com 10 andares ou mais ou simplesmente posso usar somente água de poço?

  • Miria
    Responder

    Boa noite, moro no condomínio que tem mais de 400 apartamentos, são 3 andar, dividido por modolo, cada um com relógio, cada anda com quatro aps, no condomínio tem poço próprio, mesmo assim pagamos água e taxa de esgoto, quando compramos a construtora falou q como teria poço próprio não pagariamos água. O que posso fazer? Isso é cobrança indevida. .

  • joci
    Responder

    moramos em um prédio com 10 quitinetes com aproximadamente 20 m2 quadrados cada, e pagamos 100 mc de taxa de água, sendo que consumimos 30 mc, pois normalmente mora 5 pessoas, pois alguns moradores vem esporadicamente, pois os mesmos tem casa em outros municípios, não acho justo pagar pelo que não consome, o que fazer.

    • Osvaldo Moura Rezende
      Responder

      Prezada Joci,
      a forma mais justa de corrigir esse problema é com a individualização dos hidrômetros, que medem o consumo mensal de água. Dessa forma, cada apartamento teria o seu consumo medido e a conta do condomínio poderia ser dividida de acordo com os consumos individuais.

      Um abraço

  • Antonio Cesar Barboza
    Responder

    No meu predio de 3 andares e 4 aptºs por andar, foi colocado registros individuais. A empresa que colocou não cumpriu o que estava no contrato e cancelamos os serviços com eles. Gostaria de saber se vocês tem uma pessoa, medidor mensal e quanto vocês cobram por mês.

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá, Antonio! A AquaFluxus não realiza este tipo de serviço. Esperamos que vocês encontrem uma empresa idônea. Obrigada pela visita ao nosso Blog.

  • Socorro camilo
    Responder

    Gostaria de saber se há obrigatoriedade na troca de hidrômetro individualizado, no caso de moradia (casa), pago a taxa única e agora a águas de Niterói quer realizar a troca pra hidrômetro. A lei se aplica a residência antigas?

  • eduardo paizante
    Responder

    Ola gostaria de saber contato de empresa que fazem a instalações hidráulicas com hidrometros individuais e predio com 72 apts caso tenhas informe por favor grato

  • Ilda
    Responder

    Olá! É possível instalar medidor na saída de caixa de água pra cada apartamento? Vão fazer isso no meu prédio e estou achando isso estranho. Obrigada

  • sandra frazão
    Responder

    Bom dia, moro em uma vila com 18 casas (Rua Ibituruna, 63) e somente 1 hidrômetro, ocorre que alguns moradores não pagam o rateio da conta de água, que chega a mais de 3 mil reais, ocasionando atraso nos pagamentos e constantes ameaças de corte no fornecimento. Solicitei um hidrômetro individual e a CEDAE indeferiu o pedido alegando que neste caso eu deveria fazer a obra para levar a agua da rua até a minha casa e esta obra é muito cara. Ocorre que foi autorizado um hidrômetro para o proprietário de 9 casas na vila e não foi exigida esta obra. O que poso fazer? Cabe recurso?

  • Cecilia scoralick couri
    Responder

    Parabens pela materia!

  • PAULO AFONSO REIS PEREIRA
    Responder

    Boa tarde. No dia 29 de abril de 2014, eu fiz uma pergunta e hoje olhando os comentários, não encontrei resposta ao que havia perguntado. Solicito novamente que voces vejam a minha dúvida e por favor me deêm um parecer. Aguardo. Atenciosamente. Paulo Afonso

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Paulo, seria bom você procurar a administração do prédio e pedir explicações quanto à cobrança desta taxa. Este assunto foge da nossa alçada, mas creio que um advogado poderia te ajudar caso a explicação da administração não seja suficiente.

  • Mari França
    Responder

    Boa tarde,muito interessante essa postagem,conheço empresa que faz este serviço em Minas e Rio é a Real Minas Individualizadora de água,falam muito bem dela na rede social dela,e hoje a individualização já é lei em muitos estados,precisamos ficar antenados.

  • Luciana
    Responder

    Olá! Eu tenho um estabelecimento comercial e la só tem um hidrometro para 2 lojas, e sempre pagamos o valor minimo. Agora a distribuidora de água Samar está cobrando 2 vezes o valor minimo em uma conta só. Eles podem fazer isso?

  • PAULO AFONSO REIS PEREIRA
    Responder

    Moro em um prédio com 40 apartamentos e não temos relogio individual. É correto cobrar uma taxa para cada apartamento e mais o consumo da água? Não me oponho em pagar o rateio da metragem gasta, mas ter que pagar este rateio e mais uma taxa de água eu acho extorsão.Qual a atitude a ser tomada? Posso entrar no PROCON por isso?

  • Daisy Abras Guimaraes de Abreu
    Responder

    Solicito infs se trabalham em Belo Horizonte ou indicação de quem realiza esse trabalho de individualização por apto. Predio de 22 aptos, 15 anos der construção 11 andares, piscina de uso coletivo e nas 2 coberturas .
    Obrigada
    DAisy

    • Aline Veról
      Responder

      Cara Daisy, a AquaFluxus não realiza esse tipo de serviço. É necessário procurar por uma empresa especializada em Instalações Prediais. A AquaFluxus agradece a visita ao blog Cidade das Águas. Abraços, Aline

  • SANDRA RIBEIRO
    Responder

    GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CONTACTAR COM A CEDAE PARA QUE POSSA FAZER INSPEÇÃO PARA COLOCAÇÃO DE HIDROMETROS INDIVIDUAIS,pois o prédio tem 2 andares, no primeiro andar é composto de l loja, e moradia nos fundos, no segund0 andar apto 201 e 202, a casa so tem um hidrometro na conta separa area comercial e area residencial, podemos ter hidrometros separados loja e para as moradoas qie sÃO 3 CASAS ? COMO -EDIR ALGUEM DA CEDAE PARA VIR NO LOCAL PARA VER A POSSIBILIDADE?

    • Aline Veról
      Responder

      Cara Sandra, é preciso contactar a CEDAE através de seus canais de comunicação. O site deles é http://www.cedae.com.br. Obrigada pela visita ao blog Cidade das Águas. Um abraço, Aline.

  • Alexandre Carvalho
    Responder

    Moro em um condomínio onde a CEDAE tem 01 hidrometro, porém após existem hidrometros individualizados para cada apartamento, ocorre que fiquei sabendo que a CEDAE cobra uma tarifa minima por apartamento de 15 m3 e não é feito assim pelo prédio.

    perguntas:

    1) É verdade que a CEDAE cobra tarifa minima por unidade?

    2) É certo eu pagar a agua para o condomínio e não para a CEDAE?

  • nadir dos passos rodrigues martins
    Responder

    a síndica pode desligar o hidrometro do condômino que não paga água,sendo a conta cobrada pela cedae,por ser apenas o serviço de colocação do hidrometro individual por firma particular?
    sem correr o risco de uma ação judicial e prejudicar o condominio?

    • Aline Veról
      Responder

      Oi Nadir, respondi sua dúvida na pergunta anterior. Obrigada pela visita ao blog Cidade das Águas.

  • nadir dos passos rodrigues
    Responder

    o condomino que não paga pode ser desligado pela síndica o hidrometro do seu apto.?sem correr o risco de uma ação judicial e perder,tendo que indenizá-lo?

    • Aline Veról
      Responder

      Cara Nadir, em relação a essa dúvida, é preciso consultar especialista da área jurídica. Agradecemos a sua visita em nosso blog.

  • Carlos
    Responder

    Oi Aline,
    Moro num prédio de 6 andares com 12 apartamentos (2 por andar). Cada apartamento é servido por 4 colunas de água. Dá para adaptar a instalação atual para uma que individualizasse a medição de água consumida? Tenho 5 registros dentro do apartamento e nenhum geral. Eu acho que seria necessário quebrar dentro das unidades, o que tornaria isso em um tormento para os moradores.

    • Aline Veról
      Responder

      Carlos, para fazer a adaptação do sistema de medição coletiva para a medição individual, é preciso que um especialista em instalações prediais visite o local e analise informações do projeto original da edificação. Certamente a troca entre os sistemas requer a execução de obra, seja nas partes coletivas, seja nas unidades habitacionais. Obrigada por visitar o blog Cidade das Águas.

  • alexandre
    Responder

    Olá Cris acho que seu vizinho está correto em querer pagar 14,20 ele dividiu o valor pelo numero de pessoas, infelizmente quanto maior o consumo mais cara fica a água o certo era cada um com o seu relógio para diminuir a metragem cubica e o preço da água diminuir.

    • Aline Veról
      Responder

      Alexandre, a medição individual, sem dúvida, é a melhor opção. Obrigada por visitar o blog Cidade das Águas.

  • CRIS
    Responder

    moro em casa onde tem um relogio apenas para as 2 casas, sendo que antes eu morava nesse mesmo quintal porem em casa que tinha seu proprio relogo de agua separada. e gastava apenas um pouco mais que o minimo que é hoje uns R$33,00 , mudei para essa outra casa onde tenho que dividir a agua com outro pessoa, porem a água veio R$72,00 e moro em 4 pessoas e a outra casa tem 1 pessoas , a mesma só quer pagar R$14,20 , SENDO QUE METADE DA CONTA É ESGOTO , SENDO ASSIM , COMO SERIA O CERTO ESSA PESSOA PAGAR, SENDO QUE ANTES QUANDO ERA INDIVIDUAL PAGAVAMOS R$33,00 OU SEJA PROVA DE QUE NÃO GASTAMOS , TUDO ISSO, .COMO PODEMOS FAZER?

    • Aline Veról
      Responder

      Cris, nesse caso, a melhor solução seria individualizar o consumo, colocando um hidrômetro para cada casa. Assim, o valor cobrado seria exatamente o valor consumido. Obrigada por visitar o blog Cidade das Águas.

  • Marcos Vinicio
    Responder

    Olá

    Moro em um predio antingo com 16 apartamentos e 4 andares, a inadiplência é muita e por conta disso sofro com o corte de água em meu apartamento. Gostaria de saber se posso fazer um projeto individual para meu apartamento? Qual o custo?

    • Aline Veról
      Responder

      Oi Marcos, a adaptação das instalações hidrossanitárias de prédios que possuem a medição coletiva deve ser feita por um Engenheiro Civil especialista no assunto. Na maior parte dos casos, é possível, com algumas alterações, trocar a forma de medição, com a instalação de hidrômetros individuais. É preciso que seja feita uma avaliação cuidadosa das instalações existentes e uma análise de traçados alternativos. Possuir plantas dos projetos de instalações dos apartamentos é importante nessa etapa. Os custos variam de um projeto para outro. Para obter maiores informações em termos de orçamentos, sugiro que contacte uma empresa na área de Instalações Prediais. A Aquafluxus agradece sua visita no blog Cidade das Águas. Um abraço, Aline.

  • WIilson Alves
    Responder

    PRECISAMOS APRESSAR O PASSO NO QUE SE REFERE À COBRANÇA INDIVIDUAL DE ÁGUA, É AFORMA MAIS JUSTA QUE SE TEM DE COBRANÇA, POIS AQUELES QUE CONSOMEM MAIS ÁGUA E TEM UM Nº MAIOR DE PESSOAS POR CASA OU APTº SABERÁ O QUANTO É IMPORTANTE USAR ÁGUA RACIONALMENTE.

    Wilson Alves –
    Funcionário – SAAE
    JUAZEIRO- BA “ÀS MARGEM DO VELHO CHICO”

    • Aline Veról
      Responder

      Oi Wilson, em alguns municípios já existe legislação para a cobrança individual, como é o caso do Rio de Janeiro. É certo que ainda existem muitos locais em que a legislação não foi implantada, mas esse é um tema que vem sendo bastante discutido. Assim, pouco a pouco, as mudanças vêm sendo feitas. Vamos torcer para que não demore muito. Obrigada pela sua visita. Um abraço, Aline.

  • Fabiana
    Responder

    Justo! Porque o cidadão que não tem piscina, tem que pagar o mesmo preço para a piscina do cidadão da cobertura? Mas o problema maior, são os prédios mais antigos, pois as adaptações nestes, são mais difíceis.

    • Aline Veról
      Responder

      Pois é, Juliana, mesmo sendo a melhor solução, a cobrança individualizada ainda é super complicada de se realizar em prédios antigos, por conta de todas as alterações que precisariam ser feitas na edificação, bem como seus custos associados. No entanto, em tempos de explosão imobiliária no Rio de Janeiro, é importante que a Lei já esteja valendo. Obrigada pela sua visita! Um abraço, Aline.

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.