em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

 

Hoje o Brasil se despede de uma figura ilustre, chamados por alguns de gênio, de revolucionário e de criador de uma nova arquitetura.  Com seu traçado irreverente, Niemeyer desenhou casas, museus, praças e palácios no Brasil e no mundo. Junto com o urbanista Lúcio Costa criou a Capital do nosso País. Hoje, o Brasil chora pela perda desse homem que dedicou a vida aos amigos, à família e aos projetos incríveis.

 

 

Sua paixão pelas curvas brasileiras é representada nitidamente em seus desenhos e poemas, como o poema abaixo, escrito por ele na década de 80.

 

Poema da Curva

“Não é o ângulo reto que me atrai.
Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual, 
a curva que encontro nas montanhas do meu país, 
no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo.
                                                                                           O universo curvo de Einstein.”

 

Niemeyer levava para os seus desenhos as sinuosidades das montanhas, os meandros dos rios, as curvas do litoral brasileiro e da mulher perfeita.

 

 

Mas ele não é o único apaixonado pelos meandros. Com a aprovação da Diretiva Marco da Água pelos países europeus, no ano de 2000, uma nova maneira de se ver os rios começou a ser bastante estudada e implementada, a Requalificação Fluvial.

Essa metodologia utiliza técnicas e ações que visam à diminuição dos riscos causados por enchentes, a recuperação geomorfológica e a melhoria na qualidade de água e dos ecossistemas fluviais, através da busca pelas características naturais do rio.

 

 

Assim sendo, a Requalificação procura manter os meandros e as planícies naturais de inundação, indo ao oposto da ideia de retificar os rios. Geralmente, a engenharia ao canalizar um rio, procura controlar problemas de enchentes, porém muitas vezes essa não é a melhor solução. Ao retificar um rio, as pessoas estão promovendo um aumento na velocidade das águas e transferindo os problemas de inundação e erosão para jusante do trecho que sofreu a obra.

Acreditamos que uma boa maneira de resolver os problemas causados por inundações é simplesmente respeitar a dinâmica dos corpos hídricos, procurando interferir o menos possível em seu comportamento, apreciando e dando valor aos meandros e curvas de um rio, como o sábio Oscar Niemeyer.

 

 

A Requalificação Fluvial está sendo estudada pela AquaFluxus através de um projeto de cooperação da Escola Politécnica da UFRJ com a União Européia. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas nos posts “Requalificação Fluvial”, “A Difícil Arte de Requalificar um Rio Urbano” e “Um belo exemplo de requalificação fluvial urbana na cidade olímpica de Londres”.

____________
Fonte da imagem de capa: http://www.casarima.com.br/

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.