em Meio Ambiente, Não categorizado, Políticas públicas

No post do dia 12/07/12, nosso amigo Matheus faz a seguinte pergunta: “Mas qual é a vantagem da drenagem Sustentável?” A partir desse questionamento, apresenta um estudo de caso comparativo entre dois projetos concebidos de maneiras distintas. Um primeiro, de forma clássica, considerando a canalização de todo o rio, e um alternativo, de forma distribuída, buscando controlar os fluxos de água em toda a bacia.

O projeto alternativo considera a implantação de medidas de detenção e aumento da infiltração distribuídas pela bacia, aliadas a intervenções na própria calha dos rios e em suas planícies alagáveis, assegurando o espaço que a água de chuva precisa ocupar durante as cheias. Este projeto foi desenvolvido segundo concepção da drenagem sustentável.

Mas o que está por trás da Drenagem Sustentável?

A drenagem sustentável segue uma linha de raciocínio na qual se busca respeitar o funcionamento natural do ciclo hidrológico local. Dessa maneira, são projetados sistemas que reproduzam, o mais perto possível, o padrão dos escoamentos superficiais após a chuva tocar o solo.

Essa concepção de projeto se encaixa no conceito de Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID – Low Impact Development), no qual os projetos são elaborados de forma a se criar uma “paisagem multifuncional” capaz de incorporar características de projeto que buscam simular as funções de infiltração e armazenamento da bacia pré-urbanizada. Um plano de ocupação urbana que considere o conceito LID em sua implementação terá uma menor necessidade de instalação de grandes estruturas para detenção do excesso de água nos períodos de chuva, como os grandes “piscinões” de São Paulo. Um texto aqui no Cidade das Águas já abordou muito bem esse conceito: Criando Cidades Sustentáveis.

Podemos destacar quatro elementos base nos projetos LID:

  • Manutenção da permeabilidade através da redução de áreas impermeáveis e preservação da cobertura vegetal, áreas com alta capacidade de infiltração e armazenamento.
  • Manutenção do tempo de concentração pré-urbanização (tempo em que toda a bacia passa a contribuir para o exutório após o início da chuva), no intuito de minimizar o aumento dos picos de vazão do escoamento superficial após a urbanização, através do alongamento dos caminhos dos escoamentos e aumento da rugosidade das superfícies.
  • Proporcionar armazenamento por retenção da água pluvial para controle do pico e volume do escoamento superficial, assim como para o controle de qualidade da água. A retenção da água de chuva favorece os processos de infiltração.
  • Proporcionar um armazenamento adicional por detenção da água de chuva, se necessário, para manter o pico de vazão do escoamento superficial pré-urbanização e mitigar problemas de inundações existentes.
O processo de urbanização implica em profundas alterações físicas no terreno natural, como o aumento de áreas impermeáveis, a implantação de novas vias de tráfego e o aterro de áreas baixas, as quais contribuem para a mudança nos padrões de drenagem e para a diminuição da retenção natural, e devem, portanto, “ser acompanhadas de soluções de engenharia para a retenção artificial, estrategicamente planejadas, para a compensação da perda de retenção natural”.

Medida de retenção implantada em área de estacionamento.

Trincheira implantada ao lado de uma rua, substitui a rede convencional, permitindo o armazenamento de parte da água de chuva.

 

Jardim de Chuva. Favorece a infiltração da água pluvial e retem parte dela, diminuindo o volume que chega na rede de drenagem.

Você conhece alguma medida desse tipo adotada perto da sua casa ou por onde você passa? Manda aqui, para sabermos como andam os projetos de drenagem no Brasil…

Abraços

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Thiago Neves Leite
    Responder

    Muito bom!! O projeto além de tudo tem seu lado paisagístico.

    • Osvaldo Moura Rezende
      Responder

      Fala Thiago!

      A ideia é exatamente essa, aliar múltiplos usos ao espaço urbano, por isso o nome “paisagens multifuncionais”!

      Um abração..

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.