em Economia de água, Recursos Hídricos

Foto de Steve Johnson no Pexels


A água é um recurso muito importante e deve ser utilizado de forma consciente. Infelizmente, em grande parte do nosso país, o que vemos é a desvalorização da água, traduzida pelo desperdício deste recurso desde as pequenas residências até as grandes empresas. A crise hídrica que passamos em 2015, aqui na região Sudeste, parece ter despertado a sociedade para a importância da água e como a falta dela prejudica a nossa rotina. Hoje vemos uma maior conscientização da população na busca pelo uso mais eficiente da água e esperemos que isso seja uma constante em todo o Brasil. Além da conscientização, houve também o aumento das exigências ambientais por parte dos governos, obrigando as indústrias e a agricultura a aumentar sua eficiência no consumo deste recurso. Já escrevemos aqui no Blog Cidade das Águas, no texto PRODUZINDO MAIS COM MENOS ÁGUA, que é possível aumentar a eficiência hídrica também na agricultura.

Imagem de Joseph Fulgham por Pixabay.

O uso cada vez mais eficiente da água disponível nada mais é do que otimizar a utilização desse recurso sem prejudicar os objetivos almejados, ou seja, utilizar menos água para realizar as mesmas atividades. Um esforço no aumento da eficiência no uso da água traz, como consequência evidente, uma redução do consumo e também economias financeiras. Somado a isso há a redução da poluição dos meios hídricos e do consumo de energia, aspectos fortemente dependentes do consumo de água (leia o post ÁGUA E ENERGIA: RELAÇÕES INTERDEPENDENTES).

Mas a pergunta é: como reduzir o consumo de água em empresas e condomínios? 

A redução do consumo pode ser obtida por meio de um programa de conscientização dos usuários que frequentam o empreendimento, assim como pela substituição dos equipamentos que apresentam alto consumo por equipamentos mais eficientes e pela racionalização dos processos de utilização da água. É necessário fazer uma análise do consumo atual, das atividades desenvolvidas, calcular a demanda de água para o empreendimento e levantar todo o sistema hidráulico predial. Dessa maneira, é possível desenvolver um programa de intervenções para otimização e redução do consumo da água nas edificações, podendo chegar a uma economia de 60% no consumo.

O aproveitamento de água da chuva também reduz o consumo de água comprada da concessionária e pode ser muito vantajoso para condomínios e prédios comerciais. A economia na conta de água com o aproveitamento de água da chuva é, em média, de 30%. No post A CONTA DE ÁGUA DO SEU CONDOMÍNIO ANDA MUITO CARA? apresentamos o reuso de águas cinzas, que também reduz o consumo de água potável e traz economias financeiras.

Se a conta do seu condomínio ou empresa está alta, procure a AquaFluxus. Podemos ajudá-lo a encontrar formas de reduzir seu consumo e, consequentemente, sua conta de água.

A AquaFluxus preza pela valorização da água e entre os produtos oferecidos pela empresa estão os Projetos de economia de água para condomínios e empresas, onde é feita uma avaliação dos gastos da empresa/condomínio, pontos críticos, equipamentos de maior consumo e definição de medidas para redução do consumo e otimização, além de Projetos de aproveitamento de água da chuva.

Solicite um orçamento sem compromisso!

 

ORÇAMENTO

 

Abraços.

Posts relacionados:

EFICIÊNCIA HÍDRICA E ENERGÉTICA EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

SEGURANÇA HÍDRICA

COMO ECONOMIZAR ÁGUA SEM SAIR DE CASA?

EM TEMPOS DE CRISE, QUE TAL ECONOMIZAR? CONHEÇA 5 INVENÇÕES PARA OBTER E ECONOMIZAR ÁGUA

EM TEMPOS DE CRISE, QUE TAL ECONOMIZAR? – PARTE 2

O CONSUMO DE ÁGUA NO MUNDO

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.