em Meio Ambiente, Recursos Hídricos

Foto de capa: https://www.semanticscholar.org/paper/Impact-Craters-in-South-America-Acevedo-Rocca/cadd57485284d94b6ebdfe0dee7e01c2e6fe4262#extracted

_________________________________________________________________________________________________________________

No post “O que é uma Bacia Hidrográfica” definimos Bacias Hidrográficas como “porções da superfície terrestre que drenam águas superficiais e subsuperficiais, delimitadas por divisores topográficos (ou divisores de águas).” O ponto de um curso d’água para onde todo o escoamento superficial da bacia se dirige é chamado de exutório que se não for o oceano, geralmente, é um rio maior e este atinge o mar.

Entretanto nem toda bacia termina no mar, algumas bacias se dirigem para uma região baixa cercada por áreas mais elevadas e a água fica “aprisionada” sem nunca atingir a costa. Outras secam, por evaporação e/ou infiltração, antes do litoral. Essas bacias hidrográficas são chamadas de bacias endorréicas. A designação tem raiz grega, endo, “interior” e rhein, “fluir”.

As principais bacias endorréicas estão a cinzento, e os lagos endorréicos a negro. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_endorreica

A maior bacia endorréica do mundo, conforme observado na imagem acima, é a bacia da Ásia central, que vai desde os países bascos até o norte da China. O Mar Morto é provavelmente o lago endorréico mais famoso do mundo, como seu nível esta abaixo do nível do mar as águas que o formam não conseguem escoar para o litoral.

Mar Cáspio, o maior lago endorréico do mundo. FONTE: http://www.wikiwand.com/eu/Kaspiar_itsasoa

No Brasil não existem grandes bacias endorréicas, apenas algumas pequenas bacias regionais. As grandes bacias do Brasil correm para o mar, ou seja, são bacias exorréicas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.