em Recursos Hídricos

 

  • A maior vazão entre todos os rios do mundo é a do rio Amazonas, que na sua foz lança em média é de 200.000 m³/s de água no oceano Atlântico, chegando a 300.000 m³/s nos períodos de cheia. O rio Amazonas em seu trecho baixo, nos últimos 1.450 km antes da foz, tem a profundidade média é de 17 m, já a profundidade máxima do rio é de 124 m. A vazão do Amazonas é cerca de 60 vezes maior do que a do rio Nilo.

 

 

  • A superfície dos rios e lagos congela pelo contato com o ar frio da superfície. Quando a temperatura atinge valores inferiores a 4°C, a água se dilata, tornando-se menos densa à medida que se solidifica. Isso faz com que a parte mais fria permaneça acima da mais quente, congelando apenas o topo. Como a densidade da água é máxima a 4°C, é nessa temperatura que ela se mantém nas profundidades.

 

 

  • O pantanal brasileiro é a maior superfície alagada do Mundo e é um dos locais com maior diversidade de seres vivos de todos os grupos. A sua produtividade é também espantosa – todos os anos são pescados nos rios do Pantanal mais de 3 000 toneladas de peixe.

 

 

  • A maioria das grandes cidades do mundo surgiram no entorno de um rio, a mais notória exceção é a cidade do Rio de Janeiro, que apesar de ter “Rio” no nome não é cortada por nenhum grande rio.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.