em Qualidade da Água, Recursos Hídricos, Saneamento

“A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia de Ciências da Alemanha-Leopoldina lançam na quarta-feira, 28 de junho, a publicação “How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions” (Como queremos viver amanhã? – Perspectivas na gestão de águas em regiões urbanas). O documento é o resultado das discussões desenvolvidas por um grupo de 26 jovens cientistas dos dois países, que se reuniram em um workshop, em outubro de 2016, na Alemanha, para debater os principais desafios para a pesquisa na área de recursos hídricos, visando a construção de um futuro mais sustentável para os centros urbanos.

 

 

 

 

O estudo apresenta reflexões sobre a integração das bacias hidrográficas em áreas urbanas, os impactos sobre os lençóis freáticos, o saneamento básico e o sistema de águas pluviais, o reuso de água, a gestão e o controle de nanopartículas e micropoluentes, invisíveis aos métodos convencionais de detecção e remoção, e a importância da comunicação e do envolvimento da sociedade com as questões a respeito dos recursos hídricos e sua gestão.

As ideias que compõem a publicação foram elaboradas durante o workshop, realizado no Centro de Pesquisas Hídricas e Ambientais da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. O Brasil foi representado por 13 jovens pesquisadores e pelo Acadêmico José Tundisi. Fundador do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, Tundisi foi um dos palestrantes do evento.”

A AquaFluxus participou do debate com seu sócio, doutorando da Coppe/UFRJ, Matheus Martins de Sousa, que foi ao workshop junto da equipe brasileira.

Para fazer download do relatório final basta clicar aqui. BOA LEITURA!

 

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • Maurílio I Borges
    Responder

    Gostaria de ter acesso ao documento na língua portuguesa. Gentileza disponibilizarem o mesmo na língua local – do Brasil.

    • Ana Caroline Pitzer Jacob
      Responder

      Olá Maurílio! Infelizmente não existe esse documento em português. Foi um programa da Alemanha e o documento foi elaborado apenas em inglês.

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.