em Recursos Hídricos

coffee-1149983_1280Dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Aproveitando a data comemorativa e a relevância dessa cultura para o Brasil – principal produtor de café do mundo, vamos falar aqui no Blog Cidade das Águas sobre a importância da água na produção desta bebida tão popular.

Alterações no ciclo hidrológico, causadas, principalmente, pelo crescimento populacional desordenado e consequente aumento da impermeabilização do solo, redução da recarga subterrâneas e manutenção dos níveis dos cursos d’água, provocam a distribuição irregular das chuvas. A distribuição irregular das chuvas pode causar déficit hídrico no solo e comprometer a produção de alimentos. Para suprir a demanda das culturas em períodos de estiagem e para aumentar a produtividade usa-se a irrigação. Como dito no post PRODUZINDO MAIS COM MENOS ÁGUA, a água é um bem precioso e fator limitante da capacidade mundial de produzir alimentos, portanto, deve ser utilizada de forma eficiente. Dados da ONU mostram que cerca de 70% de toda a água disponível no mundo é consumida na agricultura. Em alguns países, cerca de 40% da água utilizada na agricultura é perdida devido a práticas agrícolas ineficientes.

Considerando a cafeicultura, que ocupa mais de 2 milhões de hectares no Brasil, é imprescindível o uso racional da água. Para isso, além do uso de técnicas de irrigação mais eficientes, é necessário fazer o balanço hídrico da região e conhecer as taxas de evapotranspiração e o coeficiente da cultura (Kc). Esses parâmetros são extremamente importantes para a determinação da demanda hídrica e para estabelecer o momento e a quantidade de água necessária para o desenvolvimento da cultura.

coffee-645494_1920

A primeira variável, a evapotranspiração, tem como fatores intervenientes a intensidade de radiação solar, a temperatura, a umidade relativa do ar, os ventos, as características da cultura, a umidade do solo e as características do solo. O coeficiente da cultura (Kc) expressa numericamente a relação entre a evapotranspiração da cultura (ETc) e a evapotranspiração de referência (Eto). O Kc é variável de acordo com o estádio fenológico da cultura, podendo atingir, por exemplo, valor superior à unidade na fase reprodutiva de muitas culturas, quando a necessidade hídrica é maior.

coffee-1009800_1920O balanço hídrico é o somatório das quantidades de água que entram e saem de um elemento de volume de solo e num dado intervalo de tempo. O resultado é a quantidade líquida de água que permanece nesse elemento. É lei da conservação das massas e está intimamente ligada ao balanço de energia, pois todos os processos envolvidos no balanço hídrico precisam de energia.

Considerando o desenvolvimento de uma cultura, o balanço hídrico é fundamental, pois define as condições hídricas sob as quais se desenvolveu. O balanço hídrico é muito importante para o correto planejamento da irrigação, pois é por meio dele que se torna possível determinar a quantidade de água armazenada no solo em níveis ótimos para o desenvolvimento de determinada cultura para que ocorra aumento na produtividade, indicando quando e quanto irrigar. Além disso, o balanço hídrico estabelece critérios para a drenagem de um solo quando há excesso de água.

Com o uso da irrigação eficiente para culturas de café somada a outras práticas de cultivo, é possível aumentar a produtividade e qualidade do grão de café.

Aproveite o dia internacional do café!!

Abraços.

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Osvaldo
    Responder

    Viva o café 🙏🏼🙌🏼☕️👌🏼

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.