In Não categorizado, Recursos Hídricos

É fato para todos nós que a água é um dos recursos mais valiosos para a humanidade. Apesar de sua quantidade ser a mesma desde que o mundo é mundo, o aumento pela demanda de água é maior a cada ano devido ao crescimento da população mundial. No entanto, a água não está distribuída igualmente no planeta Terra. Alguns países são mais abastados do que outros. No texto de hoje vamos apresentar os 10 países mais ricos em água doce do mundo.

1 – Brasil

Com 8.233 km³ de água doce por ano, o Brasil é o país mais rico de todo o mundo quando se trata de água própria para o consumo. No entanto, a maior parte dessa água está concentrada na Amazônia. Para saber mais sobre a distribuição dos recursos hídricos no Brasil, leia o post: BRASIL, O PAÍS DOS RECURSOS HÍDRICOS.

2 – Rússia

O país com a maior área territorial do mundo é o segundo na lista dos mais ricos em água doce. Possui um volume de água doce de 4.507 km³/ano. O maior e mais importante corpo d”agua de todo o país é o Lago Baikal, que também é considerado o maior lago em volume de água do planeta.

3 – Canadá

O país com a maior área de água em superfície do mundo, quase 9% de todo o seu território, ocupa o terceiro lugar na nossa lista, com 2.902 km³ de água doce por ano.

4 – Indonésia

A Indonésia, considerada o maior arquipélago do mundo, possui 2.838 km³ de água doce por ano e está em quarto lugar na nossa lista.

5 – China

A China, o país mais populoso do nosso planeta, ocupa o quinto lugar com 2.830 km³ de água doce por ano. De acordo com informações levantadas pela Universidade de Columbia (EUA), em 2011, junto ao Ministério Chinês de Recursos Hídricos, cerca de 300 milhões de chineses não têm acesso à água potável e 40% dos rios do país se encontravam poluídos.

6 – Colômbia

Em sexto lugar na lista dos países mais ricos em água, a Colômbia, segundo país mais populoso da América do Sul, conta com um volume de água doce de 2.132 km³/ano. O país possui em seu território importantes rios. Dentre eles está o rio Atrato, um dos maiores do mundo em área de captação.

7 – Estados Unidos

Em sétimo lugar vem os Estados Unidos da América, com um volume anual de 2.071 km³ de água doce. O país se estende sobre um vasto território caracterizado por uma plenitude de rios e lagos. Assim como no Brasil, e em grande parte do mundo, a água não está muito bem distribuída no país. Algumas regiões dos Estados Unidos, como a Califórnia, sofre com secas agudas.

8 – Peru

O país que abrigou em seu território uma das civilizações mais antigas do mundo, ocupa o oitavo lugar na lista com 1.913 km³ de água doce/ano. No entanto, a capital Lima, onde a demanda pela água potável é muito elevada, grande parte é desperdiçada devido ao uso ineficiente e instalações precárias. Essa situação não é exclusividade do Peru. No Brasil também temos grandes perdas no sistema de abastecimento de água.

9 – Índia

A democracia mais populosa do mundo é o nono lugar na nossa lista. Possui um volume anual de 1.908 km³ de água doce. No entanto, apesar de uma reserva considerável de água, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano morrem novecentos mil indianos por beberem água imprópria e inalarem ar contaminado.

10 – Zaire (República Democrática do Congo)

O segundo país em área territorial na África é o décimo mais rico em água, com um volume de 1.283 km³ de água doce ao ano. A principal fonte de abastecimento de água do país é o rio Congo, que faz parte de uma das maiores bacias hidrográficas do mundo.

Foto de Nico Bell – https://hiveminer.com/User/NicoBell

A lista dos países mais ricos em água doce do mundo foi obtida de um levantamento da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contato

Entre em contato conosco.