em Economia de água, Recursos Hídricos

Foto de capa: https://pixabay.com/photos/mountain-water-fog-ice-water-1423995/

____________________________________________________________________________________________________________

Em comemoração ao dia da indústria (25/05), hoje vamos falar um pouco sobre a gestão de recursos hídricos nesse ambiente que é grande consumidor de água. As indústrias respondem por cerca de 15% da demanda total de água no Brasil. Os usos da água nos processos industriais são diversos: passam pelo consumo dos funcionários, incorporação de água nos produtos, lavagem de instalações, de materiais e equipamentos, além do uso nos sistemas de refrigeração e geração de vapor. O gerenciamento de recursos hídricos nas indústrias, com o aproveitamento de água da chuva e tratamento e aproveitamento dos rejeitos gerados, proporciona redução de custos, ao mesmo tempo que reduz os impactos ao meio ambiente.

No Brasil até o início da década de 1990 as indústrias não se importavam com o consumo hídrico, pois ainda não havia sido implementada a cobrança e tampouco a outorga pelo uso da água. Não havia a preocupação com uma gestão adequada dos recursos hídricos, buscando o uso eficiente da água e a disposição final dos efluentes de forma a reduzir os impactos ao meio ambiente. Mais recentemente, esse cenário mudou. A necessidade de se otimizar o uso da água, essencial em muitos processos industriais, passou a ser uma questão monetária. Além disso, as leis ambientais e a fiscalização mais presente, junto com o interesse em transmitir ao consumidor uma imagem ambiental positiva, contribuíram para a implementação da gestão dos recursos hídricos nas indústrias.

Uso de água na indústria automotiva. Fonte: folha.uol.com.br

Com o objetivo de orientar os usuários industriais na implantação de programas de conservação e reúso de água, foi desenvolvido pela FIESP (Federação das Industrias de São Paulo) em parceria com a ANA (Agência Nacional de Águas), um manual com instruções para o gerenciamento de recursos hídricos nas indústrias. Este documento intitulado CONSERVAÇÃO E REUSO DA ÁGUA – MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA O SETOR INDUSTRIAL está disponível no link.

Algumas ações para a redução do consumo de água nas indústrias:

  • Diminuição do desperdício de água na produção industrial, a partir do controle dos volumes de água utilizados nos processos;

  • Aplicação de técnicas de reuso de água;

  • Emprego de equipamentos que fazem o uso mais eficiente da água;

  • Aproveitamento de água da chuva.

Para as indústrias que possuem grandes áreas de cobertura e estão localizadas em regiões com alto índice pluviométrico, o aproveitamento da água da chuva pode ser muito vantajoso. Em alguns casos, pode chegar a reduzir o consumo de água para fins não nobres em até 100%. Além de trazer benefícios econômicos para a indústria, também traz benefícios ambientais.

Se quiser saber mais sobre o aproveitamento de água da chuva e a viabilidade técnica e econômica desse sistema, leia os textos abaixo:

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA E REDUÇÃO DA CONTA DE ÁGUA!

ECONOMIA DE ÁGUA PARA CONDOMÍNIOS E EMPRESAS

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.