em Não categorizado, Políticas públicas

Quem anda pela Tijuca atualmente vai reparar uma série de obras em praças e na calha dos rios. Trata-se da mais nova tentativa da prefeitura do Rio de Janeiro, de diminuir os alagamentos na bacia do canal do Mangue, que, como observamos no post Fugindo dos Alagamentos – Tijuca/Praça da Bandeira, é uma região que sofre com enchentes recorrentes.

Construção do “Piscinão” da Praça da Bandeira. Fonte: O Globo

O projeto da Prefeitura, consiste na criação de 5 reservatórios de detenção, os famosos piscinões de São Paulo, e uma galeria que irá desviar parte da água Joana, por baixo de São Cristovão, direto para a Baia de Guanabara.

Os Piscinões serão construídos na Praça da Bandeira, na Avenida Heitor Beltrão, na praça Vanhagem, na praça Niterói e o último, junto a rua Borda do Mato no Grajaú. No total, esses reservatórios poderão acumular até 258.000 m³ (258 milhões de litros) de água.

 

Construção da Galeria de desvio do Rio Joana. Fonte: Jornal O Extra

Desses 5 piscinões,  3 estão localizados na sub-bacia do rio Joana, que abrange os bairros do Grajaú, Andaraí, Vila Isabel, Maracanã e Tijuca. São os das praças Vanhargem e Niterói e o da rua Borda do Mato, que somados tem um volume de 170.000 m³ e podem acumular cerca de 15% de um temporal com intensidade de 100 mm/h e duração de 1 hora, que chova sobre a sub-bacia. Uma bela redução, principalmente se for levado em conta que o rio Joana ainda terá parte de sua vazão desviada direto para o mar!

Os grandes problemas desse tipo de “piscinão” são o alto custo de implantação e a necessidade de manutenção constante para funcionar efetivamente, por necessitarem de bombeamento. Esperamos que além de bem calculados esses “piscinões” sejam bem administrados!

Abraços!

_______________

Fonte da imagem de capa: http://www.rio.rj.gov.br/

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.