In Meio Ambiente

Hoje a noite comemoramos o Natal, o nascimento de Jesus que veio trazer esperança para a humanidade. Nos países de clima frio ou temperado, um dos símbolos do natal é a neve. Apesar de aqui no Brasil ser verão nessa época do ano, acabamos influenciados pelo clima natalino de outros lugares do mundo, nos quais é inverno e, portanto, muito comum a queda de neve. É muito comum encontrar nas lojas brasileiras árvores de natal com neve decorativa e cartões de natal com imagens de neve.

Mas no que consiste a neve e como ela é formada? É sobre isso que vamos falar hoje aqui no Blog.

A neve é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação leve, moderada ou forte de pequenos flocos de gelo. A precipitação desses flocos ocorre com frequência nas zonas de médias e elevadas latitudes do planeta Terra, uma vez que consistem em regiões de clima frio ou temperado.

A neve ocorre quando o vapor d’água passa diretamente para o estado sólido. O granizo é um pouco diferente; sua formação ocorre primeiramente quando o vapor d’água passa primeiro para o estado líquido (condensação) e depois para o estado sólido (congelamento). Para saber mais sobre a formação de granizo leia o post Chuvas de Granizo.

A neve é formada nas mais altas nuvens, quando a temperatura está abaixo de zero, onde os vapores de água se congelam. Cada floco de neve é composto por vapor congelado em uma forma cristalina. Devido à grande capacidade do floco de neve refletir a luz, adquire aparência translúcida e coloração branca. A forma e disposição do cristal de gelo depende das condições de temperatura e pressão no momento da sua formação.

 

Como vimos no vídeo, apesar de ocorrer com maior frequência em países de clima frio ou temperado, já foram registrados casos de queda de neve aqui no Brasil, inclusive no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Itatiaia.

Bom, vou ficando por aqui porque ainda tenho que ajudar nos preparativos para a ceia de natal. Desejo a todos vocês, leitores queridos, um excelente Natal e um 2016 de muitas realizações.

Abraços!

natal_aqf

Recommended Posts

Leave a Comment

Contato

Entre em contato conosco.