em Meio Ambiente, Não categorizado, Recursos Hídricos

Se você já ouvir falar sobre aproveitamento de água de chuva, mas não faz ideia de como colocar essa ideia em prática, veio até o lugar certo. Afinal de contas, como esse sistema funciona? Quais as suas vantagens? Onde essa água pode ser usada? Vamos entender melhor esses detalhes no post de hoje.

Vamos começar pelas vantagens do sistema:

O aproveitamento de água de chuva proporciona economia no consumo da água (e, consequentemente  da conta de água) e torna as edificações mais sustentáveis. Além disso, nas regiões que sofrem com os prejuízos provocados pelas chuvas, o armazenamento das águas pluviais estaria contribuindo também para reduzir o volume de água escoado. Com isso, haveria uma contribuição para a mitigação das cheias urbanas.

Mas, afinal de contas, como ele funciona?

A edificação passa a contar com dois reservatórios para realizar o abastecimento: um de água potável, proveniente da concessionária, e outro com a água pluvial a ser aproveitada. No entanto, deve ser prevista alimentação também a partir do reservatório de água potável, como medida de segurança, para suprir a demanda da edificação em épocas de estiagem. Também é preciso garantir que a água potável não tenha contato com o reservatório de águas reaproveitadas, para evitar contaminação.

E em que locais eu posso usar a água proveniente das chuvas?

Antes disso, é preciso sabermos que essa água não é usada diretamente. A água da chuva precisa passar por um processo de decantação, filtragem e cloração, para chegar aos reservatórios livre de resíduos orgânicos. Mesmo assim, essa água é considerada não potável e, portanto, imprópria para o consumo humano. Com isso, seu uso deve ser restrito a descarga de bacias sanitárias, jardinagem, lavagem de pisos e outras atividades com pouco ou nenhum contato com pessoas. Há quem defenda que ela também pode ser usada em tanques e máquinas de lavar roupa, após passar por tratamento adequado.

Para compreender melhor o funcionamento desse sistema, vamos observar o esquema simplificado do abastecimento predial considerando o aproveitamento de águas pluviais.

A figura a seguir mostra um esquema bem fácil de compreender os caminhos percorridos pela água potável e pela água da chuva numa residência.

Esquema de aproveitamento de água de chuva em uma residência

E aí, gostou da proposta? Animado em implantar um sistema desses em sua residência? A revista Equipe de Obra, da editora PINI, recentemente, apresentou um projeto de aproveitamento de águas pluviais em edifícios.  Neste caso, a água não potável é utilizada na descarga de bacias sanitárias. Para ver esse projeto, acesse o link da matéria clicando aqui. Vale a pena fazer as contas e ver o quanto você vai economizar.

 

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • marcelo
    Responder

    Boa tarde.
    estou interessado em saber como funciona esse sistema de aproveitamento de água, gostaria de saber pois estou interessado no projeto.
    Aguardo contato.

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.