em Meio Ambiente, Políticas públicas, Qualidade da Água, Recursos Hídricos, Saneamento

foto de capa: https://camaraiuna.es.gov.br/noticia/2017/05/vereadores-questionam-inicio-da-cobranca-da-taxa-de-esgoto.html

___________________________________________________________________________________________________________

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Este dia foi instituído pela ONU durante a ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. O tema escolhido para nortear as discussões neste ano foi “Águas Residuais”. E porque para a ONU este é um assunto tão importante?

Fonte: Blog Trata Brasil

A ONU acredita que uma enorme parcela dos esgotos produzidos pelos seres humanos é liberada no meio ambiente sem passar por nenhum tipo de tratamento. Em países de baixa renda, a situação é crítica. Em média, tratam-se apenas 8% das águas residuais domésticas e industriais. Já nos países mais ricos, a taxa de tratamento passa a ser 70%.

Por isso, em muitos países, as águas contaminadas por bactérias, nitratos, fosfatos, entre outros são despejadas nos corpos hídricos, trazendo consequências negativas para o meio ambiente e para saúde pública. Esta poluição está presente em um terço dos rios na América Latina, Ásia e África.

Em 2012, foram associados 842 mil casos de mortes por causa de água contaminada e serviços de saneamento inadequado. Estimam-se que mais de 660 milhões de pessoas se encontram sem acesso a fontes de água potável próximo as suas moradias. Milhões de pessoas consomem água contaminadas por coliformes fecais diariamente, o que as coloca em risco de contrair diversas doenças. Além disso, a falta de saneamento também contribui para o crescimento de epidemias tropicais, como a dengue e a cólera, como comentamos no post: SANEAMENTO BÁSICO X AEDES AEGYPTI: GANHAREMOS O COMBATE CONTRA O MOSQUITO?

Fonte: Seplan-MT, disponível em G1

A ONU alerta quanto a demanda por água no futuro próximo. Ela acredita que até 2030, o consumo deve aumentar em 50% e, consequentemente, o volume de água residual a ser tratada aumentará consideravelmente. A disponibilidade de água e a geração de esgoto são alguns dos maiores desafios associado ao crescimento das cidades, principalmente, nos países em desenvolvimento.

São urgentes os esforços para melhorar sistemas de coleta e tratamento. Serviços dignos de esgotamento sanitário vão garantir melhoria na saúde da população, com menor exposição a doenças de veiculação hídrica, e ao meio ambiente, que por sua vez, vai ajudar no aumento da demanda por água.

Neste Dia Mundial da Água, a ONU convocou países a promoverem políticas eficazes de saneamento, além de incentivar mudanças de hábito a todos. Fica a dica.

Para mais informações sobre saneamento, leiam:

FALTA DE SANEAMENTO: O VERDADEIRO DESASTRE AMBIENTAL DO BRASIL

INFORMAÇÕES BOAS E NÃO TÃO BOAS SOBRE O SANEAMENTO NO BRASIL

SANEAMENTO BÁSICO X AEDES AEGYPTI: GANHAREMOS O COMBATE CONTRA O MOSQUITO

 

 

 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.