em Meio Ambiente, Políticas públicas, Saneamento

Em um período tão conturbado em todo o mundo, com grandes retrocessos sociais e aumento da concentração das riquezas, o Brasil não foge à regra e inclina-se cada vez mais para a desregulação estatal. Nesse momento em que a população assiste apática aos avanços do mercado sobre direitos sociais adquiridos ao longo da história, faz aniversário amanhã, a publicação da pesquisa de doutoramento do arquiteto José Barbedo, nosso amigo e companheiro do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, hoje, investigador no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

A pesquisa, entre outras discussões, fala sobre o processo de tomada de decisão nas políticas de controle do uso do solo, indicando o claro desequilíbrio de forças na política de desenvolvimento das cidades, que deixa sem voz parte da população mais interessada e diretamente afetada pelas decisões.

Com isso, convido a todos que se interessarem por políticas públicas, urbanismo e modelagem matemática de inundações, que deem uma lida na tese de doutorado “Urban Flood Mitigation Through Land-Use Adaptation: A Socioecological Perspective of Paraty“.

Para ver uma breve descrição, leia o texto “Tese de doutorado discute a função social da propriedade e a mitigação de inundações“, publicado em 09/05/2016, aqui no Cidade das Águas.

Parabéns, Barbedo! Esperamos que o resultado de toda sua dedicação sirva de reflexão e apoio para o desenvolvimento de nossas cidades. Obrigado pela herança que deixou em nosso país.

Grande abraço

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato conosco.